Estabilização
Fatores de Estabilização
Os Maxakali obtiveram a estabilidade necessária a uma sociedade através do sistema de parentesco que tem mantido o povo unido como um grupo étnico. A esse fim, reiteraram e reinterpretaram as regras de casamento com a prima cruzada matrilateral, adequando-as às necessidades de uma sociedade em iminência de extinção. Talvez a vitalidade do sistema se baseia na sua simplicidade fundamental. Cada extensão colateral da prima cruzada matrilateral multiplica o número de cônjuges potenciais. Há uma certa flexibilidade na interpretação de cada indivíduo quanto ao vínculo genealógico mais apropriado aos seus próprios interesses. De igual importância, a sociedade não hesitou em se comprometer com esse aspecto da organização social. Acreditamos que esse fator contribuiu bastante para a destreza demonstrada pelos Maxakali em resistirem às pressões que causaram a extinção das tribos vizinhas da região Centro-leste do Brasil.
Pode-se resumir os principais aspectos das regras de casamento da seguinte maneira:
-
É de suma importância casar-se com alguém dentro da tribo e ter muitos filhos; casamentos com indivíduos fora da tribo levam os Maxakali à extinção.
-
O casamento ideal é com a prima cruzada matrilateral, porque a fIm e o FiP não são parentes. Todas as pessoas do sexo oposto incluídas na categoria de "não-parentes" (puknõg) são casadouras.
-
O fator de maior importância é o homem escolher a esposa dentre os parentes da mãe dele. Como essa mulher esteja ligada ao pai do pretendente é secundário. Um homem não pode se casar com uma mulher da linhagem do seu pai, a qual seja também parente dele (xape).
Outro fator importante de estabilidade é a religião tradicional. Esta pesquisa não tem como propósito discutir assuntos como mito e ritual, no entanto, a religião tem providenciado estabilidade e continuidade, dando significado à existência dos indivíduos dessa tribo. Nessa cultura, a religião do papel masculino e, portanto, separa os homens das mulheres. É uma responsabilidade de todos os homens iniciados, sendo também uma força unificadora em toda a sociedade.